Como aplicar refrigeração em cortes e canais

O uso de refrigeração e lubrificação tem um grande impacto na segurança do processo de cortes e canais. Se aplicada de modo correto, a refrigeração reduz a temperatura na zona de corte e melhora o escoamento de cavacos.
Refrigeração interna versus externa

Quando a refrigeração externa é aplicada em cortes e canais, a quantidade de refrigerante que de fato chega ao canal é muito pequena; principalmente em canais profundos. Portanto, seu efeito é menor. Com a refrigeração interna de precisão, o jato do refrigerante acessa a aresta de corte mesmo em canais profundos.
Vantagens com refrigeração de precisão
- Dados de cortes mais altos ou a habilidade de usar uma classe de metal duro mais tenaz
- Melhoria do controle de cavacos e acabamento superficial
- Vida útil da ferramenta mais longa
Refrigeração superior ou inferior? Ou ambas?
Dependendo das condições de usinagem, você pode escolher entre as ferramentas com refrigeração interna superior e inferior. Às vezes, você só precisa de uma, mas o efeito obtido pode ser ainda melhor se usar as duas simultaneamente.
Os efeitos da refrigeração superior
A refrigeração superior melhora o controle de cavacos e é o segredo para a vida útil longa da ferramenta e redução das paradas de máquina. A refrigeração superior também pode reduzir a formação de aresta postiça.
Os efeitos da refrigeração inferior
A refrigeração inferior reduz a temperatura e ao mesmo tempo o desgaste de flanco. além de melhorar o escoamento de cavacos. A temperatura mais baixa possibilita o uso de classes de pastilhas mais tenazes com melhoria potencial da vida útil da ferramenta e dos dados de corte. Quando usado em combinação com classes da pastilha mais tenazes, resulta em um processo de usinagem mais previsível e seguro. A refrigeração é benéfica em cortes longos em que a temperatura costuma ser um fator limitador.
O impacto da refrigeração em diferentes materiais
O seu efeito é maior na usinagem de materiais com baixa condutividade térmica como aços inoxidáveis e superligas resistentes ao calor. Seu impacto também é maior em materiais abrasivos como aços com baixo teor de carbono, alumínios e aços inoxidáveis duplex.
Propriedades únicas de usinabilidade de diferentes materiais
Recomendações
Use a pressão certa
Falando de forma simples, quanto maior a pressão aplicada à refrigeração, melhor a vida útil da ferramenta e o controle de cavacos . Contudo, há algumas exceções. Em alguns casos, a vida útil da ferramenta pode ser reduzida ao usar pressões acima de 100 bar (1450 psi). Baixa pressão de refrigeração pode melhorar a vida útil da ferramenta e o controle de cavacos até certo ponto, enquanto que a pressão de refrigeração na faixa de 30 à 80 bar (435–1160 psi) melhorará ambos de forma significativa.
Evite temperaturas muito baixas e arestas postiças

As temperaturas muito baixas podem resultar em arestas postiças na pastilha
As temperaturas muito baixas podem reduzir a vida útil da ferramenta, principalmente, ao usinar aços inoxidáveis. Isso resultará em uma área de arestas postiças (BUE). Se isto ocorrer, pode ser necessário aumentar a temperatura. Isto é feito com:
- Aumento do avanço e da velocidade. Ao usar refrigeração interna, aumente a velocidade de corte em 30 a 50%
- Se ocorrer arestas postiças ao fazer o corte para o centro, desligue a refrigeração antes de atingir o limite de RPM da máquina
Como aplicar refrigeração e fluido de corte em torneamento
As principais funções do fluido de corte são o escoamento de cavacos, a refrigeração... keyboard_arrow_right
Vantagens da refrigeração de precisão para usinagem de materiais aeroespaciais
O papel da refrigeração na usinagem de peças aeroespaciais passou por uma certa evolução.... keyboard_arrow_right
Aspectos da refrigeração
Em alguns casos pode ser um benefício ambiental e de custo para a máquina sem refrigeração... keyboard_arrow_right
Fresamento sem refrigeração ou com fluido de corte
A operação de fresamento é um processo intermitente de forma inerente. Isso faz com... keyboard_arrow_right