Centros de usinagem

Os centros de usinagem atendem a todas as demandas de peças e operações como fresamento, furação, mandrilamento, alargamento e rosqueamento com machos. A forma que a máquina é configurada terá uma grande influência sobre a eficiência da usinagem e a utilização da mesma.
Configuração do centro de usinagem
Sempre configure a máquina para torná-la mais adequada à peça sendo produzida. A quantidade e a geometria da peça influenciarão na escolha e definirão o número de set-ups necessários.


- 3 eixos: Centros de usinagem verticais (VMC) em uma mesa fixa. Uma mesa rotativa pode ser adicionada para propiciar um 4º eixo para formatos mais complexos e acessibilidade
- 4 eixos: Centros de usinagem horizontais (HMC). Um dispositivo é usado para permitir 4 set-ups de peças na mesa para produção de maior volume. Utilizar um sistema de paletes assegura uma taxa de utilização mais alta
- 5 eixos, mesa Trunnion: O fuso é "fixo" com o 4º e o 5º eixos na mesa
- 5 eixos, cabeça de 90°: O fuso proporciona o 4° eixo (B) com o 5° na mesa
As variantes de 5 eixos podem ter uma opção de torneamento com o 5º eixo com rotação completa para se tornarem máquinas multitarefas.
Interface do fuso

A escolha da interface do fuso é uma decisão importante que, geralmente, define a limitação da eficiência da usinagem. Quando não está usinando, a interface do fuso requer intercambialidade rápida. Porém, durante a usinagem, é fundamental que a junção entre o fuso e o acoplamento seja sólida, mesmo se as forças de corte façam de tudo para afetar a interface.
Saiba mais sobre como escolher a interface do fuso
Opções para centros de usinagem
Existem diferentes opções de máquina para proporcionar uma utilização ainda maior da máquina.
Troca automática da ferramenta/magazine
É importante deixar um amplo espaço para as ferramentas no magazine, para todas as operações e peças, para suportar a troca rápida de um trabalho para outro sem precisar trocar as ferramentas. Se usar ferramentas gêmeas, isso também deve ser levado em consideração.
Ao utilizar diâmetros grandes ou ferramentas longas, certifique-se de que o ATC tenha o peso e capacidade de momento adequados – isso geralmente é um fator que limita o uso de ferramentas longas com diâmetros grandes.
Palete
Com a opção do palete, o set-up da peça pode ser feito na fixação enquanto a máquina ainda está produzindo. Isso propicia excelente utilização da máquina se comparado ao set-up feito diretamente na máquina.

Adaptador para cabeças com ângulo à direita
Para executar operações de fresamento interno, a adaptação do nariz do fuso para suporte e posicionamento será necessário para permitir que o fuso principal acione o cabeçote auxiliar. Esse cabeçote pode ser trocado como uma ferramenta e armazenado no magazine.


Torneamento por interpolação

Essa opção da máquina permite a produção de uma característica simétrica em uma peça não simétrica e reduz a necessidade de ferramentas especiais e cabeças feed out.Leia mais sobre torneamento por interpolação
Bomba de alta pressão
A maioria das máquinas oferece alta pressão de refrigeração de cerca de 70 bars (1015 psi).
Centros de torneamento
Centros de torneamento possuem capacidade multifuncional e multi-eixo. Isso significa... chevron_right
Centros de torneamento verticais
Um centro de torneamento vertical é um cruzamento híbrido do centro de torneamento... chevron_right
Máquinas multitarefa - Vertical
O principal benefício em uma máquina multitarefa é que você pode combinar diversos... chevron_right
Máquinas multitarefa - Horizontal
Em uma máquina multitarefa você pode combinar diversos processos e configurações... chevron_right